ATP : Três sinais de que você está no limite

Três sinais de que você está no limite

“O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição” essa frase foi dita por Johann Goethe, com muita inteligência.
Comecei este texto com essa frase, porque é necessário que homem saiba quais são os seus limites, seja de sua inteligência, seja de sua força física ou em qualquer outra área de sua vida.
Precisamos respeitar nossos limites, pensando nisso listei três sinais no sentido de se verificar o seu estado.
Saber diferenciar estar no limite de estar limitado e de limitar-se é muito importante, para podermos seguir em frente.
Limitar-se: quando nos limitamos, deixamos de fazer algumas atividades por iniciativa própria por achar que não temos capacidade, pelas consequências e outras coisas mais.
Estar limitado: Quando estamos limitados é fácil se identificar, pois existe algo acima de nós e isso impõe o limite, por exemplo, você é subordinado e não pode ultrapassar de certo ponto em seus comentários com relação à conduta do seu chefe, pois perderia o emprego, então estar limitado sempre vai estar ligado à uma situação que foge do seu controle, diferente de limitar-se que é quando você decide não ir em frente por razões próprias.
Estar no limite: Essa situação é a pior dentre as três citadas, primeiro porque demoramos a aceitar que não podemos ir além, segundo que não ir além pode significar fracasso e fracasso pode significar um desastre na carreira ou na vida de uma pessoa.
Pois bem seguem abaixo três sinais para você identificar se está no limite:

1 – Excesso de Cansaço – Se você chega na segunda feira para trabalhar e já está exausto e sem ânimo para a semana, é o primeiro sinal de que você está no limite, se você reconheceu esse sinal, não se desespere, apenas preste atenção no seu corpo, ele fala com você, veja como ele reage à suas atitudes com relação às suas atividades diárias, de um tempo, é necessário parar por quinze minutos a cada quatro horas para fazer algo diferente do que você estava fazendo, exemplo: quando vai tomar aquele cafezinho, comente sobre o jogo de ontem, sobre política ou qualquer outro assunto que não seja do seu trabalho, isso é extremamente necessário para seu cérebro processar todas as informações que você obteve até aquele momento, então de uma pausa no seu trabalho, outro ponto interessante é a organização, seja organizado, procure priorizar tarefas e resolver os problemas quando eles aparecem e por último fale com seu chefe a respeito, identifique os pontos de gargalo junto com ele e peça ajuda, não tenha medo, pois essa situação é melhor do que você não dar conta do recado e por isso perder o emprego, pense bem, seu chefe esta ai na empresa para te ajudar a produzir e não para te entupir de atividades e ficar olhando os resultados não aparecerem as metas não serem cumpridas e não fazer nada a respeito, por isso ao menor sinal procure ajuda do seu chefe, converse fale das atividades que desenvolve, pois talvez se você não falar ele jamais saberá que você precisa de ajuda.


2 – Termômetro familiar – Sua família é o termômetro mais importante que você tem para buscar sinais de estar no limite, ou seja é com família que você é você mesmo e coloca pra fora tudo aquilo que está te incomodando, seja no trabalho seja na sua vida financeira e na própria vida familiar, estar com família é uma dádiva de Deus, família é o alicerce de qualquer pessoa, quando se está deprimido é na família que se busca carinho, quando não se é compreendido é na família que se busca compreensão, por isso quando estiver em família se desligue de todo o resto, viva 100% do tempo que você tem com a família para ela e somente para ela.



3 – Distanciamento dos amigos – Amigos são importante, mas não aqueles que nos bajulam esses não servem pra nada, os verdadeiros amigos nos dizem a verdade quando é necessário e sabem reconhecer quando estamos certos, por isso quando você perceber que está se distanciando dos verdadeiros amigos porque eles estão te dizendo coisas que você precisa ouvir, pare e analise até onde você tem razão na suas conclusões e volte atrás em suas decisões, peça desculpas se for necessário, mais pra frente você vai dizer obrigado para você mesmo.
Gratidão por poder escrever estas palavras e com isso ajudar pessoas a identificarem se estão no limite e poder reverter essa situação.


Autor: Airton Tomaz, é Coach, Especialista em Inteligência Emocional, Certificado em Psicologia Positiva, Analista Comportamental e Palestrante, autor do ebook: Jesus, o que sua empresa tem a ver com ele, 21 ensinamentos de Jesus para seu negócio, a venda na amazon.com.

Caso tenha gostado deste texto escreva para autor sugerindo outros temas em desenvolvimento pessoal, através do email: airton@educarpv.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Obrigado(a) pelo(a) seu comentário, fico feliz e nossa empresa busca incessantemente melhorar nossos textos. Muito obrigado(a).